A intervenção SMS é constituída por dois programas, um destinado ao jovens e outro aos educadores.
O programa SMSjovens é constituído por 10 sessões, aplicadas uma por semana, numa lógica de aprendizagem combinada (presencial e remota). Em cada sessão, com a duração de uma hora, são trabalhadas e treinadas competências baseadas na terapia cognitivo-comportamental, que se têm revelado eficazes na prevenção e tratamento de muitos problemas de saúde mental na adolescência, designadamente o mindfulness (atenção plena) e autocompaixão.
As 10 sessões que compõem o programa SMSeducadores visam promover competências de comunicação, de resolução de conflitos e de suporte emocional, entre outras, de modo a impactar positivamente na qualidade da relação com os adolescentes.
As sessões do programa SMSjovens são realizadas em horário escolar enquanto as sessões do SMSeducadores decorrem durante 5 semanas (1h30 por semana), em horário pós-laboral.
Ambos os programas são administrados em grupo. Estes programas consistem numa aprendizagem prática, permitindo a reflexão da experiência dos participantes e ainda o desenvolvimento de novas ferramentas psicológicas para lidar com as situações e desafios do dia-a-dia.