Loader Website
Precisa de ajuda?
Área Reservada

O Projeto

O Projeto SMS- Sucesso, Mente e Saúde surge para dar resposta à necessidade de promover saúde mental e combater o estigma associado à doença mental, em jovens do 3ºciclo, suas famílias e comunidade escolar

O projeto SMS foi desenvolvido por uma equipa de psicólogos e investigadores, com base nos princípios e técnicas das Terapias Cognitivo-Comportamentais e de Terceira Geração, que se têm revelado eficazes na prevenção e tratamento de muitos problemas de saúde mental.

Uma componente fundamental do projeto consiste na aplicação, em contexto escolar, dos programas sócio-emocionais de prevenção universal, SMSjovens e SMSeducadores, a todos os jovens e respetivos encarregados de educação. Estes programas são aplicados em formato de grupo, através de aprendizagem de tipo combinado (presencial + remota). O recurso ao e-learning consiste na utilização da plataforma SMS eSaúde, criada recentemente para os programas SMS, para complementar a capacitação presencial.

Para além da implementação dos programas SMS, o projeto integra workshops sobre literacia em saúde mental (Worshop SMS Express) e a criação de clubes escolares com atividades recreativas e culturais que desenvolvem sentimentos de pertença e satisfação em relação à escola e à comunidade em que jovens estão inseridos (Clube SMS).

De forma a garantir a sustentabilidade do projeto, profissionais da comunidade escolar e extra-escolar (técnicos de saúde e de educação) são alvo de capacitação, por parte da equipa do projeto, para poderem aplicar os programas SMS, com supervisão.