O projeto SMS tem sido desenvolvido por uma equipa de psicólogos e investigadores do Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo-Comportamental (CINEICC) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra.
O projeto SMS assenta numa longa história, de 10 anos de investigação e de troca de experiência entre peritos nacionais e internacionais em intervenção com adolescentes em risco de desenvolver depressão.
O projeto SMS teve a sua origem num projeto anterior, desenvolvido pela mesma equipa, e financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e pela Realan Foundation, onde foi provada a eficácia de dois programas de prevenção da depressão, em 1371 adolescentes e respetivos encarregados de educação, em 27 escolas portuguesas.
Os estudos dos programas anteriores para jovens e educadores deram origem aos programas SMSjovens e SMSeducadores.
Desenvolvido originariamente por peritos internacionais (Eirikur Arnarson & Edward Craighead, 2019, 2011), tendo sido adaptado para Portugal e posteriormente melhorado tendo em conta os novos modelos de Terceira Geração.
Teve origem no Programa Parental para a Prevenção da Depressão em Adolescentes, criado e implementado exclusivamente em Portugal pela equipa do projeto SMS.