A investigação tem vindo a demonstrar que ser bondoso/a tem um impacto positivo, tanto na pessoa que recebe o gesto de carinho, como na pessoa que o executa. Praticar atos de bondade, por um lado diminui as emoções negativas (ex., tristeza, stress) e os sintomas de depressão e ansiedade, por outro lado aumenta os sentimentos de alegria, bem-estar, realização e utilidade. Além disso, ser bondoso/a influencia positivamente o nosso humor e o nosso nível de satisfação com a vida.
É comum associarmos os atos de bondade a gestos grandiosos, como por exemplo fazer uma doação em dinheiro para uma instituição ou oferecer abrigo a alguém que passou por uma situação de catástrofe. Mas a bondade não se restringe a grandes atos, na verdade, na nossa rotina diária podemos praticar pequenos gestos que podem melhorar o dia de outra pessoa.
Hoje apresentamos-vos o Bingo da Bondade, com sugestões de pequenos gestos de bondade que podemos colocar em prática no nosso dia-a-dia. Se todos contribuirmos com pequenas ações, podemos criar uma corrente de bondade no local onde vivemos. Tal como as emoções positivas geram emoções positivas, também a nossa bondade incentiva o outro a ser bondoso.