Na nossa vida surgem, muitas vezes, situações difíceis que exigem que tomemos uma decisão. No entanto, por vezes, podemos sentir urgência em resolver os problemas, o que pode fazer com que tomemos decisões precipitadas e não tão eficazes.
Quando isto acontece, podem surgir consequências negativas a curto e a longo prazo. Por isso, é fundamental que comecemos a tomar decisões de forma mais consciente e treinemos a nossa capacidade para resolver problemas.
Para tal, deixamos-vos alguns passos importantes para resolver um problema:
Em primeiro lugar devemos PARAR, para identificar o problema. É essencial que dediquemos algum tempo a observar o que está a acontecer e a notar que emoções é que estão a surgir em nós e nas outras pessoas envolvidas no problema.
Em segundo lugar, devemos PENSAR, para encontrar as várias soluções possíveis para o nosso problema. Devemos avaliar os custos e benefícios de cada uma das soluções pensadas. É como pesar, numa balança, os prós e os contras de cada possível solução, para avaliar a sua eficácia.
Em terceiro lugar, devemos AGIR, colocando em prática a melhor solução que encontrámos. Quando o fizermos, devemos analisar se esta atingiu o resultado esperado ou se teremos de reajustar a nossa solução.
Pensem nestes três passos como um semáforo, em que a cor vermelha corresponde ao PARAR, o amarelo ao PENSAR e a cor verde ao AGIR.
Desafiamos-vos a colocar em prática estes passos e a treinarem a vossa capacidade de resolver problemas.