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Críticas construtivas

Ao longo da vida, vamos sendo confrontados/as com a necessidade de fazer críticas e quando conseguimos fazer críticas que sejam construtivas, estas podem contribuir para o nosso crescimento pessoal e profissional e dos que nos rodeiam. 

É muito importante aprender a fazer críticas construtivas e a reconhecer o seu valor.

No entanto, a maioria de nós não sabe fazer críticas construtivas, o que pode causar mal-estar e sofrimento no outro.

Hoje trazemos-vos algumas sugestões para conseguirem que as vossas críticas deixem de ser percecionadas como algo negativo (p. ex., como um insulto) e se tornem algo positivo e eficaz. 

Quando fizerem uma crítica é importante que assinalem primeiro os aspetos positivos (p.ex: Eu gostei do teu desenho…”) e dêem-lhe um conteúdo específico e objetivo (i.e., expliquem os aspetos em que a outra pessoa podia melhorar “Eu gostei do teu desenho, mas acho que podia ser mais colorido"). 

Além disso, é fundamental que usem frases curtas, simples e coerentes, para que a outra pessoa compreenda o que querem transmitir. Ao fazerem isto, estão a tornar a vossa comunicação muito mais eficaz.

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