Ao longo da vida, vamos sendo confrontados/as com a necessidade de fazer críticas e quando conseguimos fazer críticas que sejam construtivas, estas podem contribuir para o nosso crescimento pessoal e profissional e dos que nos rodeiam.
É muito importante aprender a fazer críticas construtivas e a reconhecer o seu valor.
No entanto, a maioria de nós não sabe fazer críticas construtivas, o que pode causar mal-estar e sofrimento no outro.
Hoje trazemos-vos algumas sugestões para conseguirem que as vossas críticas deixem de ser percecionadas como algo negativo (p. ex., como um insulto) e se tornem algo positivo e eficaz.
Quando fizerem uma crítica é importante que assinalem primeiro os aspetos positivos (p.ex: Eu gostei do teu desenho…”) e dêem-lhe um conteúdo específico e objetivo (i.e., expliquem os aspetos em que a outra pessoa podia melhorar “Eu gostei do teu desenho, mas acho que podia ser mais colorido").
Além disso, é fundamental que usem frases curtas, simples e coerentes, para que a outra pessoa compreenda o que querem transmitir. Ao fazerem isto, estão a tornar a vossa comunicação muito mais eficaz.