Todos os dias passam pela nossa mente milhares de pensamentos.
Alguns deles são negativos e chegam-nos sem serem convidados. A estes pensamentos chamamos de pensamentos automáticos negativos (PAN). Mas pensamentos são só pensamentos, não são factos! E alguns destes PAN contam-nos histórias que não correspondem à realidade
Todos nós já tivemos este tipo de pensamentos a passar pela nossa mente, muitas vezes sob forma de críticas duras dirigidas para nós próprios, como por exemplo: “Sou mesmo desajeitado/a”, “Não sou suficientemente bom/boa”, “Faço sempre tudo mal”. Quando estes pensamentos surgem é normal que fiquemos tristes, desiludidos…
Não conseguimos controlar os pensamentos que nos passam pela cabeça! O que podemos fazer é encontrar algumas estratégias para lidar com eles. Por exemplo, podemos ficar atentos a eles, identificá-los, questionar a sua veracidade e utilidade.
Podemos então redefinir a importância que lhes damos, atribuindo valor aqueles pensamentos que reconhecemos como úteis e deixando ir embora, como balões, os pensamentos críticos que nos causam mal-estar.