A situação pandémica em que vivemos pode gerar sentimentos de incerteza, medo e frustração e aumentar as nossas preocupações em relação ao futuro. Além disso, todas as mudanças que estamos a viver podem dar-nos a perceção de que não temos controlo sobre o que acontece à nossa volta.
Tendo em conta tudo isto, é normal que alguns dias nos pareçam cinzentos e que surjam pensamentos como: “Estou sozinho/a”, “Isto nunca mais passa”, “Será que vamos voltar a viver a vida da mesma forma?”. Estes pensamentos habitualmente despoletam em nós emoções desagradáveis (por exemplo, tristeza, desilusão, desespero).
Quando isto acontece é importante que consigamos identificar o que estamos a sentir e que aceitemos os nossos pensamentos mais pessimistas e as nossas emoções mais negativas. Depois deixem-nos ir embora, como se fossem nuvens negras a passar no céu. Lembrem-se todos temos momentos menos bons (é mesmo assim!...), mas a seguir às nuvens negras, vêm outras mais branquinhas e mesmo um bonito raio de sol.
Neste tempo mais negro da pandemia de COVID-19, há que manter a esperança! “Nenhuma tempestade dura para sempre” e a seguir à tempestade vem a bonança!