Passamos grande parte da nossa vida a fazer planos para o futuro e a definir o caminho que queremos seguir, com o intuito de nos sentirmos mais realizados e felizes. Para tal, estabelecemos pequenos objetivos que nos aproximam da forma como queremos viver.
No entanto, ao longo deste caminho, vamos cultivando alguns aspetos na nossa vida que podem trazer-nos consequências mais positivas ou mais negativas.
Assim, é muito importante que estejamos atentos e conscientes ao que queremos semear no nosso percurso, uma vez que tudo o que decidirmos cuidar, vai crescer e dar frutos . Neste sentido, se semearmos e regarmos aspetos mais negativos, como o autocriticismo e a inveja, podemos ter a tendência de nos compararmos negativamente com os outros, o que pode aumentar o nosso sofrimento. Por outro lado, se escolhermos cultivar o autocuidado, a autocompaixão, o mindfulness e a bondade, estamos a contribuir para a saúde mental, bem-estar e satisfação com a vida, nossos e dos que nos rodeiam.
Por isso, não se esqueçam de escolher conscientemente aquilo que desejam cultivar na vossa vida, porque tal como diz o provérbio português “Colhemos aquilo que semeamos”.