Nome do instrumento (versão portuguesa): Continuum de Saúde Mental – Versão Breve (CSM-VB)
Nome do instrumento (versão original): Mental Health Continuum-Short Form (MHC-SF)
Autores e data (versão portuguesa): Matos, A. P., André́, R., Cherpe, S., Rodrigues, D., Figueira C., & Pinto, A. (2010).
Autores e data (versão original): Keyes, C. L. M. (2009).
Descrição geral: O questionário avalia o bem-estar subjetivo, em adolescentes. Apresenta uma escala de resposta Likert de 6 pontos, que varia entre 0 (“nunca”) e 5 (“todos os dias”). O total, de cada fator obtém-se através de uma média. Pontuações mais altas traduzem estados positivos de bem-estar emocional e de funcionamento.
Número de itens: 14 itens
Fatores:
● Bem-estar emocional (5 itens)
● Bem-estar social (5 itens)
● Bem-estar psicológico (4 itens)
Resumo de dados psicométricos: O instrumento foi traduzido, adaptado e estudado numa amostra de 905 adolescentes portugueses, entre os 12 aos 16 anos. Os resultados indicaram uma estrutura fatorial de três fatores, encontrada também no estudo original. Foram obtidos bons valores de consistência interna, para a nota global (.90) e para todos os fatores, bem-estar emocional (.85), social (.80) e psicológico (.83).
Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., André, R., Cherpe, S., Rodrigues, D., Figueira C., & Pinto, A. (2010). Estudo psicométrico preliminar da MHC-SF for youth. Psychologica, 53, 131-156. http://dx.doi.org/10.14195/1647-8606_53_7
Referência (versão original): Keyes, C. L. M. (2009). The Nature and Importance of Positive Mental Health in America’s Adolescents. In Gilman, R., Huerbner, E. S. & Furlong, M. J. (Eds.). Handbook of Positive Psychology in Schools (pp. 9-23). Routledge.