Loader Website
Language flagarrow
Language flagarrow
Sobre
Notícias
Fórum
Contactos
Precisa de ajuda?
Área Reservada

Escala da Robustez Mental para Adolescentes (ERMA)

Nome do Instrumento (versão portuguesa): Escala da Robustez Mental para Adolescentes (ERMA) 

Nome do instrumento (versão original): Mental Toughness Scale for Adolescents (MTS-A)

Autores e data (versão portuguesa): Matos et al. (2020).

Autores e data (versão original): McGeown, S., St Clair-Thompson, H., & Putwain, D. W. (2018).

Descrição geral: A escala avalia a robustez mental dos adolescentes. Apresenta uma escala de resposta Likert de 4 pontos, que varia entre 1 (“discordo totalmente”) e 4 (“concordo totalmente”). O total de cada fator é obtido através de uma média. Pontuações mais altas traduzem-se em níveis superiores de robustez mental.

Número de itens: 15 itens 

Fatores:

● Desafio (3 itens)

● Confiança interpessoal (2 itens)

● Confiança nas capacidades (3 itens)

● Controlo emocional (2 itens)

● Controlo da vida (2 itens)

● Compromisso (3 itens)

Resumo de dados psicométricos: A escala foi traduzida e estudada numa amostra de 339 jovens, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Os resultados indicaram uma estrutura fatorial de seis fatores, coincidente com a estrutura original. Foram obtidos bons valores de consistência interna, para os fatores desafio (.87) e confiança nas capacidades (.81) e um valor aceitável para o fator compromisso (.75). Devido à sua constituição de apenas dois itens, a fiabilidade para os restantes fatores foi avaliada através do coeficiente de correlação de Pearson. Foi obtido um valor alto de para o fator confiança interpessoal (.60) e médios para os fatores controlo emocional (.35) e controlo da vida (.47).

Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., & Caetano, R.C. (2020). Estudo das Características Psicométricas da Escala de Robustez Mental para Adolescentes (ERMA). [Dissertação de mestrado não publicada] Universidade de Coimbra.

Referência (versão original): McGeown, S., St Clair-Thompson, H., & Putwain, D. W. (2018). The development and validation of a Mental Toughness Scale for Adolescents. Journal of Psychoeducational Assessment, 36(2), 148-161. https://doi.org/10.1177/0734282916673512  

 

Utilizamos cookies próprios para lhe oferecer uma melhor experiência. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.