Nome do instrumento (versão portuguesa): Escala das Dificuldades Percebidas Associadas ao Desempenho Escolar (EDPADE)
Autores e data (versão portuguesa): Matos et al. (2020).
Autores e data (versão original): Fröjd, S. A., Nissinen, E. S., Pelkonen, M. U. I., Marttunen, M. J., Koivisto, A. M., & Kaltiala-Heino, R. (2008).
Descrição geral: A escala avalia as dificuldades percebidas pelos adolescentes, relacionadas com o desempenho escolar. Apresenta uma escala de resposta Likert de 4 pontos, que varia entre 1 (“nenhuma”) e 4 (“bastante”). A nota global e os totais dos fatores obtêm-se através da média.
Número de itens: 13 itens
Fatores:
● Dificuldades no trabalho escolar (10 itens)
● Dificuldades nas relações interpessoais (3 itens)
Resumo de dados psicométricos: A escala foi estudada numa amostra de 399 adolescentes, com idades compreendidas entre os 11 e os 15 anos. Os resultados sugeriram uma estrutura fatorial de dois fatores. Foram obtidos bons índices de consistência interna, para a nota global (.90), e para o fator dificuldades no trabalho escolar (.90) e um valor aceitável para o fator dificuldades nas relações interpessoais (.79).
Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., & Santos, A.M. (2020). Dificuldades escolares na adolescência: Estudo das características psicométricas da Escala das Dificuldades Percebidas Associadas ao Desempenho Escolar [Dissertação de mestrado não publicada] Universidade de Coimbra.
Referência (versão original): Fröjd, S. A., Nissinen, E. S., Pelkonen, M. U. I., Marttunen, M. J., Koivisto, A. M., & Kaltiala-Heino, R. (2008). Depression and school performance in middle adolescent boys and girls. Journal of Adolescence, 31(4), 485–498. https://doi.org/10.1016/j.adolescence.2007.08.006