Loader Website
Fórum
Precisa de ajuda?
Área Reservada

Escala de Classificação de Depressão Infantil – Revista (CDRS-R)

Nome do Instrumento (versão portuguesa): Escala de Classificação de Depressão Infantil – Revista (ECDI-R)

Nome do instrumento (versão original): Children’s Depression Rating Scale – Revised (CDRS-R)

Autores e data (versão portuguesa): Matos et al. (2014).

Autores e data (versão original): Poznanski, E. O., & Mokros, H. B. (1995).

Descrição geral: A entrevista avalia a sintomatologia depressiva, em crianças e adolescentes. Mantém o formato de resposta Likert, de 7 pontos e o cálculo da nota global é obtida através de um somatório.

Número de itens: 17 itens

Fatores:

● Questões dirigidas ao adolescente (14 itens)

o Dificuldades nas tarefas escolares

o Dificuldade em divertir-se

o Isolamento social

o Perturbação do sono

o Perturbação do apetite

o Fadiga excessiva

o Queixas físicas

o Irritabilidade

o Culpa excessiva

o Baixa autoestima

o Sentimentos depressivos

o Ideação mórbida

o Ideação suicida

o Choro excessivo

● Comportamento não verbal (3 itens)

o Expressão facial do afeto depressivo

o Discurso desatento

o Hipoatividade

Resumo de dados psicométricos: A entrevista foi estudada numa amostra de 97 adolescentes, entre os 12 e 18 anos de idade – 64 da população geral e 33 em contexto clínico. Os resultados revelaram boa consistência interna, para a nota global (.90).

Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., & Simões, M. A. (2014). Estudo de algumas caraterísticas psicométricas da versão portuguesa da Children’s Depression Rating Scale – Revised (CDRS-R) numa amostra de adolescentes portugueses [Dissertação de mestrado, Universidade de Coimbra]. http://hdl.handle.net/10316/25609

Referência (versão original): Poznanski, E. O., & Mokros, H. B. (1995). Children's Depression Rating Scale-Revised (CDRS-R). Western Psychological Services.