Loader Website
Fórum
Precisa de ajuda?
Área Reservada

Escala de Dificuldades Diárias Minor (DHMS)

Nome do instrumento (versão portuguesa): Escala de Dificuldades Diárias Minor (EDDM)

Nome do instrumento (versão original): Daily Hassles Microsystem Scale (DHMS)

Autores e data (versão portuguesa): Matos et al. (2009).

Autores e data (versão original): Seidman, E., Allen, L., Aber, J. L., Mitchell, C., Feinman, J., Yoshikawa, H., Comtois, K. A., Golz, J., Miller, R. L., Ortiz-Torres, B., & Roper, G. C. (1995).

Descrição geral: A escala avalia a perceção de acontecimentos de vida minor. É cotada num formato de resposta dicotómica e posteriormente apresenta uma escala de resposta Likert de 4 pontos, que varia entre 1 (“não foi um problema”) e 4 (“foi um grande problema”). O total de cada fator é obtido através da média e a nota global é obtida através de um somatório.

Número de itens: 28 itens

Fatores:

● Problemas na escola

● Problemas com a família

● Problemas com os vizinhos

● Problemas com os pares

● Problemas com os recursos

Resumo de dados psicométricos: A escala foi estudada numa amostra de 436 adolescentes com idades compreendidas entre 12 e 16 anos. Foi mantida a estrutura fatorial original, de 5 fatores. Foram encontrados valores de consistência interna, para os fatores, que variam entre .49 e .82.

Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., & Paiva, A. (2009). O temperamento e os acontecimentos de vida como fatores de risco da depressão na adolescência. [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade de Coimbra.

Referência (versão original): Seidma n, E., Allen, L., Aber, J. L., Mitchell, C., Feinman, J., Yoshikawa, H., Comtois, K. A., Golz, J., Miller, R. L., Ortiz-Torres, B., & Roper, G. C. (1995). Development and validation of adolescent-perceived microsystem scales: Social support, daily hassles, and involvement. American Journal of Community Psychology, 23, 355-388. https://doi.org/10.1007/BF02506949