Loader Website
Language flagarrow
Language flagarrow
Sobre
Notícias
Fórum
Contactos
Precisa de ajuda?
Área Reservada

Escala de Resiliência para Adolescentes – Versão Longa (RS23)

Nome do instrumento (versão portuguesa): Escala de Resiliência para Adolescentes – Versão Longa (ER23)

Nome do instrumento (versão original): Resilience Scale (RS) 

Autores e data (versão portuguesa): Pinheiro, M.R., & Matos, A.P. (2013).  

Autores e data (versão original): Wagnild, G.M., & Young, H.M. (1993). 

Descrição geral: A escala avalia o nível de resiliência, enquanto capacidade de adaptação individual. Apresenta uma escala de resposta Likert de 7 pontos, que varia entre 1 (“discordo totalmente”) e 7 (“concordo totalmente”). A nota global da escala obtém-se através de um somatório. Pontuações mais altas traduzem-se em níveis superiores de resiliência.

Número de itens: 23 itens

Fatores:

 ● Resiliência (23 itens) 

Resumo de dados psicométricos: A escala foi estudada numa amostra de 180 adolescentes portugueses, entre os 12 e 17 anos de idade. Os resultados indicaram uma estrutura fatorial unidimensional, ao contrário da estrutura bifatorial original. Foi obtida uma consistência interna muito boa (.95).

Referência (versão portuguesa): Pinheiro, M.R., & Matos, A.P. (2013). Exploring the construct validity of the two versions of the Resilience Scale in a portuguese adolescent sample. The European Journal of Social & Behavioural Sciences, 2, 179-189. http://dx.doi.org/10.15405/FutureAcademy/ejsbs(2301-2218).2012.2.5

Referência (versão original): Wagnild, G.M., & Young, H.M. (1993). Development and psychometric evaluation of the Resilience Scale. Journal of Nursing Measurement, 1(2), 165-178. https://sapibg.org/download/1054-wagnild_1993_resilience_scale_2.pdf

Utilizamos cookies próprios para lhe oferecer uma melhor experiência. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.