Nome do Instrumento (versão portuguesa): Escala para Perturbações Afetivas e Esquizofrenia para Crianças em Idade Escolar – Versão Atual e Ao longo da vida (EPAECIE-VAV)
Nome do instrumento (versão original): Schedule for Affective Disorders and Schizophrenia for School Aged Children-Present and Lifetime Version (K-SADS-PL)
Autores e data (versão portuguesa): Matos et al. (2011).
Autores e data (versão original): Kaufman, J., Birmaher, B., Brent, D., Rao, U., Flynn, C., Moreci, P., Williamson, D., & Ryan, N. (1997).
Descrição geral: A entrevista avalia a presença de doenças psiquiátricas, em crianças e adolescentes. Avalia 32 diagnósticos psiquiátricos de acordo com o DSM IV-TR. É administrada à criança ou ao adolescente e aos pais. Para a maioria dos itens, apresenta uma escala de resposta Likert de 3 pontos, que varia entre 0 (“sem informação”) e 3 (“sintomatologia clínica”). Para os restantes, apresenta uma escala de resposta Likert de 2 pontos, que varia entre 0 (“sem informação”) e 2 (“sintomatologia presente”).
Fatores:
● Entrevista introdutória
● Entrevista de rastreio diagnóstico
● Listagem dos suplementos a utilizar
● Suplementos diagnósticos adequados
● Ficha de resumo dos diagnósticos ao longo da vida
● Escalas de avaliação global das crianças
Resumo de dados psicométricos: A entrevista foi traduzida, adaptada e estudada numa amostra de 70 crianças e adolescentes – 46 de grupo clínico e 24 de população geral – dos 10 aos 18 anos de idade. Os valores de kappa encontrados, para a validade consensual, variaram de razoável (.48) a excelentes (1.0) para os diagnósticos clínicos obtidos pela entrevista.
Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., & Marques, C. (2011). Tradução, adaptação e estudo piloto de algumas propriedades psicométricas da schedule for affective disorders and schizophrenia for school aged children- presente and lifetime version – versão portuguesa (K-SADS-PL-PT). [Dissertação de mestrado não publicada]. Universidade de Coimbra
Referência (versão original): Kaufman, J., Birmaher, B., Brent, D., Rao, U., Flynn, C., Moreci, P., Williamson, D., & Ryan, N. (1997). Schedule for affective disorders and schizophrenia for school-age-children-present and lifetime version (K-SADS-PL): Initial reliability and validity data. Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psyquiatry, 36, pp. 980-988. https://doi.org/10.1097/00004583-199707000-00021