Loader Website
Language flagarrow
Language flagarrow
Sobre
Notícias
Fórum
Contactos
Precisa de ajuda?
Área Reservada

Escala Parental de Auto-Resposta (PSST)

Nome do Instrumento (versão portuguesa): Escala Parental de Auto-Resposta (EPA)

Nome do instrumento (versão original): Parenting Scale Self-Test (PSST)

Autores e data (versão portuguesa): Matos, A.P., Costa, J.J., Pinheiro, M.R., Silva, E. & Marques, C. (2017).

Autores e data (versão original): Gottman, J. M., & Declaire, J. (1997).

Descrição geral: A escala avalia os estilos parentais de socialização emocional. Apresenta uma escala de resposta Likert de 5 pontos, que varia entre 1 (“sempre falso”) e 5 (“sempre verdadeiro”). O total de cada fator obtém-se através de uma média. O fator com a pontuação mais elevada corresponde ao estilo parental predominante.

Número de itens: 48 itens

Fatores:

● Estilo parental reprovador (29 itens)

● Estilo parental explorador (11 itens)

● Estilo parental aceitador (8 itens)

Resumo de dados psicométricos: A escala foi estudada numa amostra de 355 pais, dos 33 aos 60 anos de idade. Os resultados indicaram uma estrutura fatorial de três fatores, distinta da estrutura fatorial original de quatro fatores. Foram obtidos bons valores de consistência interna, para os fatores estilo reprovador (.87) e estilo explorador (.85) e um valor aceitável para o estilo aceitador (.70).

Referência (versão portuguesa): Matos, A.P., Costa, J.J., Pinheiro, M.R., Silva, E. & Marques, C. (2017). Parenting scale self-test: estudo da estrutura fatorial. Millenium, 2(2), 67-57. https://doi.org/10.29352/mill0202.08.00121

Referência (versão original): Gottman, J. M., & Declaire, J. (1997). The heart of parenting: How to raise an emotionally intelligent child. Simon & Schuster.

Utilizamos cookies próprios para lhe oferecer uma melhor experiência. Para saber que cookies usamos e como os desativar, leia a política de cookies. Ao ignorar ou fechar esta mensagem, e exceto se tiver desativado as cookies, está a concordar com o seu uso neste dispositivo.