Nome do instrumento (versão portuguesa): Inventário de Depressão Infantil- Versão Breve (IDI-VB)
Nome do instrumento (versão original): Children’s Depression Inventory (CDI)
Autores e data (versão portuguesa): Matos, A.P., Silva, E., Salvador, M.C., Pinheiro, M.R. & Costa, J.J. (2018).
Autores e data (versão original): Kovacs, M. (1992).
Descrição geral: O inventário é a versão breve do inventário CDI, que avalia a presença de sintomatologia depressiva em adolescentes. Apresenta uma escala de resposta Likert de 3 pontos, que varia entre 0 (“ausência de problema”) e 2 (“problema grave”). A nota global obtém-se através de um somatório. Pontuações mais elevadas traduzem-se numa gravidade superior de sintomatologia depressiva.
Número de itens: 10 itens
Fatores:
● Tríade cognitiva negativa (6 itens)
● Humor negativo (4 itens)
Resumo de dados psicométricos: A versão breve foi estudada numa amostra de 2430 adolescentes, entre os 12 e 18 anos de idade. Os resultados indicam uma estrutura fatorial de dois fatores, ao contrário da original. Foi obtida uma boa consistência interna para a nota global da escala (.86) e valores razoáveis para ambos os fatores, tríade cognitiva negativa (.79) e humor negativo (.77).
Referência (versão portuguesa): Matos, A.P., Silva, E., Salvador, M.C., Pinheiro, M.R. & Costa, J.J. (2018). Estudo preliminar do CDI-S em adolescentes Portugueses. Diagnóstico e Avaliação Psicológica: Atas do 10º Congresso da AIDAP/AIDEP, pp 250-265. Coimbra: Associação Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica. https://www.fpce.uc.pt/aidap/doc/atas.pdf
Referência (versão original): Kovacs, M. (1992). Children ́s Depression Inventory - Manual. Multi-Health Systems.