Nome do instrumento (versão portuguesa): Questionário de Regulação Emocional Cognitiva (QREC)
Nome do instrumento (versão original): Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ)
Autores e data (versão portuguesa): Matos, A. P., Antunes, J., Salvador, M.C., Pinheiro, M.R. & Costa, J.J. (2019).
Autores e data (versão original): Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P. (2001).
Descrição geral: O questionário avalia as estratégias cognitivas utilizadas na regulação emocional. Apresenta uma escala de resposta Likert de 5 pontos, que varia entre 1(“quase nunca”) e 5 (“quase sempre”). O total de cada fator obtém-se através de um somatório. Pontuações mais altas traduzem um maior recurso à estratégia correspondente.
Número de itens: 35 itens
Fatores:
● Estratégias teoricamente mais adaptativas orientadas para a relação entre o sujeito e o acontecimento (13 itens)
● Estratégias teoricamente menos adaptativas orientadas para o sujeito (13 itens)
● Estratégias teoricamente mais adaptativas orientadas para o acontecimento (5 itens)
● Estratégias teoricamente menos adaptativas orientadas para o outro (4 itens)
Resumo de dados psicométricos: O questionário foi estudado numa amostra de 2338 adolescentes portugueses com idades entre os 12 e os 17 anos. Os resultados indicaram uma estrutura fatorial de quatro fatores, distinta da estrutura fatorial original, de nove fatores. Foram obtidos valores muito bons de consistência interna para dois fatores (.91 para o fator 1; .90 para o fator 2) e valores aceitáveis para os restantes dois (.79 para o fator 3 e .75 para o fator 4).
Referência (versão portuguesa): Matos, A. P., Antunes, J., Salvador, M.C., Pinheiro, M.R. & Costa, J.J. (2019). Estudo da estrutura fatorial do Cognitive Emotion Regulation Questionnaire (CERQ) em adolescentes portugueses. Diagnóstico e Avaliação Psicológica: Atas do 10º Congresso da AIDAP/AIDEP, pp 233-249. Coimbra: Associação Ibero-Americana de Diagnóstico e Avaliação Psicológica. https://www.fpce.uc.pt/aidap/doc/atas.pdf
Referência (versão original): Garnefski, N., Kraaij, V., & Spinhoven, P. (2001). Negative life events, cognitive emotion regulation and emotional problems. Personality and Individual Differences, 30(8), 1311-1327. https://doi.org/10.1016/S0191-8869(00)00113-6