Hoje divulgamos mais uma entrevista dada por Ana Paula Matos, no 18º episódio do podcast Made in Tech da página do DN - “Dinheiro Vivo”. Esta entrevista que decorreu no dia 16 de março, teve como principal objetivo assinalar um ano desde o primeiro confinamento da pandemia COVID-19, em Portugal, e contou ainda com o médico de saúde pública Dr. Bernardo Gomes. Durante a entrevista foram debatidos os efeitos da pandemia e a influência da tecnologia na saúde mental dos portugueses.
A coordenadora do Projeto SMS deu a conhecer alguns dados recolhidos junto dos jovens a frequentar o 9º ano. Salientou a existência de um aumento dos níveis de sintomatologia depressiva e ansiosa e de emoções negativas, como a raiva, a tristeza e o medo, ao longo da pandemia.
Salientou ainda que os jovens, nesta 3ª vaga da pandemia, queixam-se sobretudo da perda de liberdade para fazer o que lhes parece ser mais importante nesta fase da vida, nomeadamente estar com amigos e ter atividades de lazer. Sentem-se mais fartos e desmotivados. Referem ainda que o ensino remoto é mais difícil, com muitas horas online e com maior sobrecarga com trabalhos de casa.
Acrescentou que, no entanto, cerca de metade dos alunos também têm usado as tecnologias para combater algumas consequências do confinamento: por exemplo, para manter o contacto com os amigos e para se entreter, jogando.