Hoje, partilhamos uma notícia onde foram divulgados alguns resultados preliminares, do projeto SMS, sobre a saúde mental dos jovens em tempos de Pandemia COVID-19.
Encontrámos que 14% dos adolescentes apresentaram sintomatologia depressiva elevada (acima de percentil 90) na avaliação inicial realizada, no início do ano letivo, com todos os jovens que fizeram depois o programa SMSjovens.
Os nossos jovens do 9º ano referiram ainda que tinham níveis mais elevados de emoções negativas – medo, tristeza e raiva – e mais baixos de felicidade, no primeiro momento de avaliação (no início do ano letivo, ainda na 1ª vaga) do que tinham antes da Pandemia.
Na avaliação que aconteceu já na fase de emergência da 2ª vaga (no período do Natal), o medo e a raiva tiveram novo aumento, assim como o nível de sintomas de ansiedade, enquanto o nível de felicidade que sentiam diminuiu.
Estes resultados também nos deram boas notícias: 1. Identificaram-se fatores de proteção da depressão; competências de autocompaixão (tratar-se a si próprio com gentileza) e de mindfulness (focar-se no momento presente e observar sentimentos sem se deixar levar por eles), ter uma visão positiva de si (estar satisfeito/a com a sua maneira de ser e aparência) e a realização de mais atividades de lazer. 2. E o programa SMS desenvolveu estas competências de regulação emocional (de autocompaixão e mindfulness) nos jovens!
Veja aqui algumas das principais notícias:
RTP Online: https://www.rtp.pt/.../pandemia-e-confinamento-estao-a...
TVI Noticias: https://tvi24.iol.pt/.../covi.../60368bd00cf255f226fd8de8...
Observador: https://observador.pt/.../covid-19-pandemia-teve-impacto.../
Público: https://www.publico.pt/.../pandemia-impacto-negativo...
Revista Sábado: https://www.sabado.pt/.../covid-19-pandemia-teve-impacto...
Diário de Noticias: https://www.dnoticias.pt/.../251875-pandemia-teve.../
Jornal I: https://ionline.sapo.pt/arti go/725947